TERRA FOOD CONCEPT | Restaurant in Funchal city centre, in Madeira Island

TERRA FOOD CONCEPT | Restaurante no Funchal, Ilha da MadeiraTERRA FOOD CONCEPT | Restaurante no Funchal, Ilha da Madeira
Fechar

Fazemos coisas incríveis para pessoas incríveis.

Jorge and Dawid Terra Food Concept

A equipa jovem, altamente qualificada e motivada, conta com a presença diária de Jorge e Dawid como anfitriões e fornece um serviço à medida das vontades dos proprietários, atenta, cuidadosa, mas informal.

TERRA FOOD CONCEPT logo

Conheça nossa história e valores

A nossa história

Jorge e Dawid são dois espíritos criativos e inquietos.

Nascidos em pontos bem distantes no mapa, encontraram-se e criaram um projeto gastronómico de excelência na Ilha da Madeira – TERRA FOOD CONCEPT.

Jorge, nativo da ilha, foi desde cedo um miúdo travesso: passou pelas dores de crescimento de ser um rebelde numa Madeira ainda conservadora, e demorou a encontrar o seu lugar no mundo. Vindo de uma família ligada ao negócio da restauração, sentiu desde cedo o apelo das cozinhas. Quebrou regras e expectativas, começou por formar-se em economia, passou pelas humanidades, artes e comunicação social, e até pelas artes circenses, nunca dando por concluído nenhum destes capítulos.

O negócio da restauração sempre o fascinou: em espaços como o Cais da Pedra (do chef Henrique Sá Pessoa), Nini Design Center e o Porto Bay Liberdade, entre outros, aprendeu os rigores da cozinha, mas também as suas alegrias. No entanto, a rotina destruia o seu espírito livre. O mundo chamava por Jorge e a resposta veio na forma da companhia de cruzeiros de luxo “Seabourn”, que o levou a todos os cantos do mundo, aguçando a cada escala, o seu espírito aventureiro. A pandemia obrigou-o a uma paragem forçada no Peru, após uma viagem de mochila às costas. Aí traçou as primeiras linhas do que viria a ser o TERRA FOOD CONCEPT.

No primeiro dia de regresso aos cruzeiros, conheceu Dawid, a história dos dois começou a desenrolar-se, e ganhou força a criação do TERRA, um projeto de vida a dois.

Dawid é filho das montanhas. Naturalmente simpático, de sorriso generoso, nasceu na pequena aldeia polaca de Pyzowka, com pouco mais de 800 habitantes. A vontade de correr mundo surgiu muito cedo. Nascido no seio de uma família numerosa, partiu para Cracóvia muito jovem, para estudar Turismo. Passou por Guernsey e Newcastle, alimentado pela sua curiosidade e vontade de aprender, foi colaborador da “Seabourn” durante seis anos. Acumulando experiência, depressa passou de servir mesas, a Maitre D’ do The Grill by Thomas Keller, um chefe com 8 estrelas Michelin combinadas.

Durante a crise pandémica regressa à Polónia, e desempenha funções de Deputy FB Manager no Nosalowy Park, um prestigioso hotel nas montanhas de onde é oriundo. Após um breve período, sente a necessidade de voltar ao mar. No primeiro dia do regresso, conhece Jorge e juntos decidem assentar âncoras.

A ilha da Madeira, e a criação de um espaço de comida não convencional, eram essas as ideias basilares: A fuga do frio polaco, a vontade de estar perto de quem gostavam, e um porto cheio de novos turistas, numa cidade que está aberta a novos conceitos, a decisão de aportar na ilha solarenga foi fácil.

Decidir que tipo de restaurante pretendiam criar foi igualmente fácil: um espaço sem preconceitos, sem seguir fórmulas óbvias, com um menu dinâmico e fresco, e acima de tudo: com um serviço de excelência num espaço que convidasse à viagem, mas que honrasse a tradição do artesanato madeirense.

Em cinco meses e quatro dias, a ideia passou a realidade, e em Abril de 2022 abriram TERRA FOOD CONCEPT, no centro da cidade do Funchal: um espaço que segundo a designer de interiores Maria Brazão Sousa: possui “materiais que remetem para a ligação com a natureza, o genuíno, (…) que vão de encontro com o conceito de cozinha do mundo. Sem esquecer a presença histórica e patrimonial da região, refletida no uso dos bancos antigos e um armário muito comum nas antigas mercearias madeirenses e o vime. Tradição e Inovação. Local e Global.”

O menu sazonal é espelho das viagens de Jorge e Dawid: propõe escalas no Mediterrâneo, Sudeste Asiático e América do Sul, clássicos renovados e fusões felizes, é pautado por ingredientes frescos da ilha, mas também busca ingredientes de elevada qualidade pelo mundo fora.
A equipa jovem, altamente qualificada e motivada, conta com a presença diária de Jorge e Dawid como anfitriões e fornece um serviço à medida das vontades dos proprietários, atenta, cuidadosa, mas informal.

TERRA FOOD CONCEPT encaixa-se num mercado em crescimento: a cidade do Funchal: tem uma clientela cosmopolita e exigente, com elevadas referências de qualidade, mas que busca projetos inovadores, conceitos e sabores frescos. Com uma seleção criteriosa de ingredientes e parceiros, que vai desde a seleção do café aos ingredientes dos cocktails, passando pela carta de vinhos naturais e cervejas artesanais, responde às vontades tanto de locais como de turistas.

Dawid e Jorge encontraram o seu porto, e criaram uma paragem obrigatória na cidade do Funchal.

Fechar

A sua reserva

Fechar
Fechar